Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Pele que Habito
(Pedro Almodôvar)




Para quem ainda não viu o novo filme de Pedro Almodôvar (Volver e Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos), LA Piel que Habito (A Pele que Habito), está perdendo um grande filme do diretor espanhol.
Esse Filme, que está cheio de perguntas aparentemente simples, respondidas com enigmas. As intenções do cirurgião ficarão claras mais adiante, mas, naquele momento, uma navalha é só uma navalha - ela está ali não por conter alguma conotação rara, ela está ali por ser um instrumento de terror. O contexto vem só depois. traz uma nova fase de Almodôvar, um desligamento de personagens excluídos pela sociedade,como gay, travestis e prostitutas, sempre presentes em suas obras.Quando decidiu adaptar ao cinema o livro Tarantula, do escritor francês Thierry Jonquet, Almodóvar disse que faria um filme de terror sem gritos ou sustos. 
A Pele que Habito é justamente isso - antes de surgir da consequência dos atos, o terror e a violência estão presentes na própria natureza dos objetos, seja uma lâmina, um pano rasgado ou um rabo fálico de tigre. É um terror mais puro, por assim dizer, e mais angustiante, porque é o pavor do mal-estar, nós o sentimos sem saber direito o por que. 
Pra quem não viu ainda, é uma ótima pedida para não tirar os olhos da tela, pois o a profundidade na qual Almodôvar trabalha, sobre assuntos delicados é impressionante. Fica a dica.



          




Nenhum comentário:

Postar um comentário